sexta-feira, 4 de março de 2011

O carioca

A Carioca (1882) - Pedro AméricoEngraçado como o carioca é uma pessoa única em todo o Brasil. Acho que entre paulistanos, curitibanos, cearenses, manauras, enfim, todos, o carioca é o povo que mais se vangloria por ter nascido no Rio de Janeiro. Muitos dizem, erroneamente, que são cariocas, embora esse gentílico só seja atribuído a quem nasceu na capital; à pessoa que nasce fora da capital (baixada fluminense, região serrana, região dos lagos, etc) é denominada fluminense.

Não sei se é por causa da vida na cidade maravilhosa que a cada dia mais tem melhorado nos quesitos segurança e social, ou se é por causa das belezas naturais — e humanas também — que embelezam e nem sempre fazem papel de fundo; muitas das vezes, acabam sendo os protagonistas. O Jardim Botânico, as praias de Copacabana e Ipanema, o Theatro Municipal, o Pão de Açúcar e Cristo Redentor, só pra citar os mais conhecidos.

Longe de ter essa fixação idiota que alguns sulistas imbecis usam pra alimentar o sonho de fazer a região sul separar-se do restante do país para tornar-se um outro, os cariocas apenas idolatram a sua cidade, uma minoria muitas vezes abusa desse amor o que gera a tão famosa marca de “marrento” do povo daqui. Grande engano é chamar de podre uma árvore por causa do seu fruto.
E é trabalhando durante a semana (porque o carioca não é um povo nada preguiçoso, como pensam alguns) e aproveitando um final de semana de Sol na praia que vive os habitantes da cidade maravilhosa. Esbanjando simpatia e tornando-a mais maravilhosa ainda.

Leonardo Vianna

Nenhum comentário:

Postar um comentário