terça-feira, 8 de março de 2011

Dia Internacional da Mulher

  Rainha VitóriaO ano é 1857, 8 de março, o local são os EUA, trabalhadoras de uma fábrica têxtil, em Nova Iorque, reivindicam redução da carga horária de trabalho de 14 exaustivas horas diárias para 10 e o direito à licença maternidade. Resultado: todas as 129 mulheres foram queimadas numa ação policial.

36 anos depois, e m 1893, a Nova Zelândia, é o primeiro país no mundo a extender o sufrágio, ou seja, o direito a voto, para mulheres.

Durante a Primeira Grande Guerra, mulheres russas reivindicam melhorias nas condições de vida e trabalho. As manifestações marcaram o início da Revolução Russa de 1917.Mulher negra

O que esses três períodos da história tem em comum? A insatisfação da condição da mulher perante a ordem internacional vigente que era composta por homens.
Inspirado nas americanas queimadas e nas russas revoltadas é que se criou o Dia Internacional da Mulher, celebrado em muitos países no dia 8 de março.

Não podemos esquecer que raras foram as mulheres que tinham poder no século XIX e início do XX, a rainha do Reino Unido e imperatriz da Índia, Vitória, era uma rara exceção. Mas como uma andorinha só não faz verão…

De lá para cá, as mudanças foram sensíveis, embora a igualdade total entre os sexos ainda não tenha sido conquistada pelas mulheres, todos nós, mulheres e homens engajados também, ainda estamos nessa luta. Não podemos esquecer que esse déficit democrático, com o tempo vai ser corrigido, afinal, no momento, as mulheres estão cada vez mais presentes no mundo da política.

A todas elas eu desejo um sincero feliz dia Internacional da Mulher.

Um comentário: